segunda-feira, 26 de junho de 2017

Primeiras impressões/estranhamento.

O componente Teoria do Conhecimento tem me auxiliado, como discente, a refletir sobre questões que antes para mim não tinha profundidade, mas que deixava um enorme abismo em minha vida. Ao meu ver, é um curso que tem como propósito estimular o pensamento crítico. Isso tem me ajudado a pensar as coisas vida, além de me estimular a revisitar outros assuntos acadêmicos cursados. Me sinto mais reflexivo em minhas ações cotidianas

Através dos vídeos e textos postados pelo prof. Ronie Silveira, nos ambientes virtuais de aprendizagem, me senti convidado a analisar criticamente minhas próprias idéias e pensamentos. Com a metapresencialidade, estabeleci um compromisso pessoal a respeito do estudo da construção do pensamento filosófico, o que pretendo aplicar as minhas  próprias experiências pessoais.

Ao me debruçar com a história da filosofia, assim como a Teoria do Conhecimento, aprendi que ambas possuem uma linha de pensamento que tangencia para a mesma direção. Com essa premissa, há uma teoria básica que caracteriza o pensamento ocidental – toma-se como diferença o sujeito e o objeto como algo que deve ser resolvido ao longo do tempo, e que coloca nós, humanos, como seres diferentes com o que a nossa cultura nos impõe como verdade. Isso nos faz sentir um estranhamento em relação ao mundo.

Após sentir esse estranhamento ao entrarmos em contato com a Teoria do Conhecimento, percebi que há uma diferença entre o sujeito e o objeto. O sujeito, portanto, como o ser humano que se dispõe a conhecer, e o objeto como tudo aquilo que podemos conhecer. 

No que se refere ao objeto, percebemos ao nos apropriarmos do conhecimento filosófico, percebemos que esse objeto não pode ser apropriado materialmente. Para que isso possa acontecer, é preciso que seja introduzido um terceiro elemento nessa relação sujeito/objeto chamado de representação. Essa representação passa a ser responsável por transpor em nós o conhecimento, sem que seja preciso a materialidade dele.

Thiago Santos Gomes/UFSB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha: O tempo, o chapeleiro e o mestre.

O  Chapeleiro Maluco é uma figura tão familiar que nos sentimos livres para usar seu nome em qualquer espaço. Sua imagem permaneceu v...