segunda-feira, 26 de junho de 2017

Compreensão do Mundo

Arquivo pessoal do autor - 5ª Jornada de Agroecologia da Bahia/2017

Aristóteles dizia que somente o homem é um animal político, isso porque somente o homem possui palavra (logos), enquanto os outros animais possuem voz (phone). E, portanto, o homem é o único ser dotado de linguagem. Quando fazemos o exercício do pensar e depois trabalhamos com a palavra, usamos a linguagem e produzimos assim conhecimento.

Isso me provocou a pensar que dentre tantas características do inerentes ao ser humano, uma das mais notáveis é a sua capacidade de criar códigos necessários a compreensão do mundo e a comunicação com os demais povos. Certo é que a linguagem surgiu com as necessidades de sobrevivência dos primeiros seres, a língua, no entanto, é o principal fator de coesão de um povo na formação de uma identidade nacional. O Brasil é um caso de unidade nacional em função da língua.

Falamos português – o que é um fato que devemos ter orgulho, mas não falamos o português presente no país que nos colonizou e sim, uma língua miscigenada, coloquial, com cadências e vibrações próprias do nosso povo.

Face à essa assertiva, conforme afirmou o sociólogo, antropólogo e escritor brasileiro Gilberto Freyre em sua obra “Casa Grande e Senzala”, a língua trazida pelos colonizadores portugueses sofreu grande influência indígena e africana, o que causou significativas variações em relação a nossa língua pátria. Além disso, geograficamente, estamos “ilhados” na América – O Brasil, país de proporção continental, faz fronteiras hispanófonas em toda sua extensão territorial.

Dessa forma, é evidente que saber nossa língua a mesma de delicadezas como Fernando Pessoa e vigores de Camões sempre me causará uma sensação nobre de diferença. Devemos, por fim, defender espaços onde estejam presentes questões ligadas à preservação de nossa língua e suas características.

Thiago Santos Gomes/UFSB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha: O tempo, o chapeleiro e o mestre.

O  Chapeleiro Maluco é uma figura tão familiar que nos sentimos livres para usar seu nome em qualquer espaço. Sua imagem permaneceu v...